Saiba qual a diferença entre: Consultoria, Assessoria e BPO

Ambas as atividades envolvem planejamento, acesso e tratamento de informações e busca de soluções específicas. Porém cada atividade requer um grau de envolvimento e um profissional específico de acordo com a complexidade da tarefa e a necessidade da empresa.

Vamos apresentar cada conceito separadamente, porém cada tipo de serviço atua em uma frente diferente, entretanto podem trabalhar em conjunto se necessário.

O que é Consultoria?

Um Consultor de Negócios é um profissional que aconselha, fornece informações, intuições (insights) e recomendações para ajudar os clientes a atingir seus objetivos e resolver problemas.

O consultor não se envolve de maneira prática, ele apenas aponta a direção. É indicado para resolver uma questão pontual, pois o relacionamento entre consultoria e contratante é de curto prazo.

De modo geral, consultores não precisam ter conhecimento da empresa em nível detalhado, isso porque a função da consultoria é a de atender a um problema específico.

O consultor também pode ser contratado para administrar um treinamento e/ou um workshop sobre determinado tema prático de interesse da empresa.

O que é Assessoria?

Na assessoria empresarial o assessor presta um trabalho mais a longo prazo. A função do profissional é a de oferecer um auxílio técnico que vai desde o desenvolvimento de um projeto até a execução do serviço (ou seja, coloca a mão na massa).

A contratação de uma assessoria é indicada para os casos em que precise ser feito um diagnóstico completo da empresa, com identificação de problemas e oportunidades de melhorias que não atendam apenas a curto prazo.

O assessor pode ser chamado para implantação de projetos, como por exemplo: Melhoria Contínua, Equipes de Alto Desempenho, Sistema de Qualidade, Sistemas ERP, Gestão de Custos, Estruturação Financeira, Plano de Negócio, etc.

Na assessoria financeira, por exemplo, o profissional faz um diagnóstico sobre o estado atual financeiro-econômico da empresa, idenfitica problemas e oportunidades de melhorias e através de seu conhecimento técnico e experiência prática, irá trabalhar em conjunto com a sua equipe na implementação da solução de forma efetiva, através de um Plano de Ação robusto.

O que é BPO (Business Process Outsourcing)?

BPO significa Terceirização dos Processos de Negócios. Nesse caso, a contratada atuará como se fosse funcionário da empresa, mas sem vínculos empregatícios e sem toda a burocracia envolvendo a contratação de colaboradores.

A BPO trata da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do trabalho principal da empresa (core business) ou caso a empresa não tenha interesse e/ou recursos para contratar funcionários especialistas dedicados à estas funções. Exemplos: serviços contábeis, custos e formação de preço de venda, financeiro, melhoria contínua, recursos humanos, medicina e segurança do trabalho, TI, etc.

Ao contratar um BPO a empresa passa a aumentar o nível de profissionalização de gestão, pois tarefas que antes eram executadas sem o devido profissionalismo passam a ser gerenciadas por profissionais qualificados.

× Como posso te ajudar?